Páginas

segunda-feira, maio 18

Cervejas: Conhecendo a Devassa

Demorei pra cacete, mas enfim a análise de cerveja que havia prometido.

Agora de tarde meu amigo Renan deu uma passada aqui e resolvemos comprar umas cervejas para analisar e o resultado tá aí. Lembrando que estou longe de ser um degustador profissional, sou apenas um cara que gosta de beber cerva.

Tinha lido outro dia no Papo de Bêbado, um post sobre a péssima qualidade das cervejas nacionais, comparadas às importadas. Estamos falando das mais populares, das grandes cervejarias: Skol, Brahma, Antarctica, Nova Schin, Kaiser... Mas a luz no fim do túnel existe, são as microcervejarias nacionais que de um tempo pra cá estão até conseguindo certo destaque nas prateleiras da seção de bebidas dos supermercados.

Inspirados por esse post, resolvemos tirar nossas próprias conclusões à respeito, e convenhamos, não posso considerar isso uma das tarefas mais difíceis de se fazer, já que o assunto é cerveja. E como dá pra perceber nós amamos cerveja.

Fomos ao supermercado e procuramos uns nomes já conhecidos por nós: indicação de amigos, de fóruns e do próprio Papo de Bêbado. Procuramos não buscar por cervejas mais exóticas, até para termos um referencial de comparação com as marcas nacionais que costumamos beber, que são na sua imensa maioria cervejas do tipo Pilsen. Optamos pela cerveja Devassa e compramos um garrafinha do tipo Lager e uma do tipo Ale.


A primeira coisa à se observar é que realmente não tem como ignorar o visual da garrafa. No rótulo bem estiloso com um estilo meio retrô, o desenho de uma mulher meio pin-up tupiniquim. Disso já ganhou nossa simpatia. A Devassa lager foi batizada como "Loura" e a Ale, que tem coloração mais avermelhada, tem nome de "Ruiva", outra sacada genial.

Depois das primeiras impressões fomos ao que interessa, degustar as danadinhas. Abrimos primeiro a Ruiva e ao derramar o conteúdo no copo percebemos além da cor avermelhada, uma espuma cremosa e bem bonita. Nesse ponto percebemos que o aroma dela é bem diferenciado. Não tem cheiro do seu tio que bebeu Skol a tarde toda naquele churrasco de família, é um cheiro bem mais suave. De leve dá pra ter uma ideia do sabor através do aroma e isso já nos deixou com água na boca.

Tomando os primeiros goles, uma diferença notável ao que a gente está acostumado a sentir nas outras cervejas. Um sabor bem mais forte e apurado, com um amargor mais proeminente, mas um sabor amargo agradável e dentro do limite. Não tem um amargo chato como a Brahma, por exemplo. Mesmo tendo um sabor apurado, não deixa de ser refrescante. Aliás, esse ponto foi o mais comentado por Renan. Ele deve ter repetido isso umas 20 vezes! A nossa conclusão é que a Devassa Ruiva é bem equilibrada, por ser refrescante e encorpada ao mesmo tempo, com um sabor muito interessante de se desgustar.

Depois da ruiva nos seduzir, fomos à loirinha. A lager foi mais interessante de ser analisada, por causa da semelhança de paladar em relação ao que somos acostumados. Quando dei o primeiro gole admito que não senti muita diferença, mas prestando atenção no feedback (o gostinho que fica na boca depois do gole), percebi que a Devassa lager tem o seu valor. Ela é bem mais refrescante, leve (não entenda por aguada) e como a ruiva não tem o amargor desagradável. Num segundo gole deu para perceber melhor o sabor do malte e também algum traço frutado semelhante ao que encontramos na Bohemia. Resgatei na minha memória o sabor de uma Skol feita com mistura de outros cereais não maltados e notei uma diferença expressiva. Os ingredientes importados de alta qualidade usados na Devassa com certeza absoluta fazem a diferença.

Gostamos pra caramba das duas variedades da Devassa. Se eu tiver num pub inglês e tiver uma Devassa lá, vou dizer com orgulho que essa é do meu país. Representa a qualidade que uma cerveja tem que ter, mas com uma roupagem mais refrescante, típica de uma cerveja para brasileiros.

Acesse o site da Cervejaria Devassa clicando aqui.
E clicando aqui confira uma entrevista no Youtube com Marcelo do Rio, o fundador da Cervejaria Devassa.

Aguardem que nossa aventura através do mundo das cervejas vai continuar! Ficamos bem curiosos e vamos em busca de outras variedades e sabores.

Galera, não esqueça de participar da a nossa campanha por causa muito justa que é o Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Clique aqui!

4 comentários:

  1. adorei!
    um dia desses ouvi meu pai falando da "ruiva" ^^
    Vou experimentar! :D
    Qual delas chega mais perto da cerveja escura?

    Beijos jack!

    ResponderExcluir
  2. @ Jugs Na verdade nenhuma das duas é parecida com a escura, mas tem a Devassa Negra, que é outra variedade dessa marca.

    Tem a Loura, a Ruiva, a Negra, Índia e a Sarará; sendo cada uma um tipo diferente.

    ResponderExcluir
  3. Bom modo de começarmos a segunda feira, convenhamos heim Rafael =]

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, Rafael. Já bebi a devassa verde, gostei demais. Muito incorpada e o que mais me chamou atenção foi o feedback dela.
    Agora: onde vende Devassa por aqui?
    Outro ponto a ser ressaltado é que achei o preço dela muito alto, apesar de que eu a bebi em Salvador (que quase tudo é caro).
    :D

    ResponderExcluir