Páginas

domingo, maio 17

Jogos que marcaram época

Esse post é dedicado carinhosamente à nerdaiada que lê o Cold Beer Inside!

Eu sou uma pessoa muito nostálgica, lembranças boas sempre mexem muito comigo. Tava por aqui procurando os games que jogava antigamente e achei uma pá de abandonware fácin de baixar! Pera, num sabe o que é abandoware? Eu explico. Abandonware é o termo utilizado pra designar softwares que foram abandonados pelos produtores por não terem mais retorno financeiro para eles, então tais softwares são liberados para quem quiser baixá-los ou copiá-los.

Fiz uma uma pequena lista com os jogos que mais curtia naquela época, com os respectivos links para download.


Hexen II

É um FPS medieval muito doido. Você escolhe pode escolher para seu personagem uma dessas 4 classes: Paladino, Necromancer, Cavaleiro ou Assassino. O visual, apesar de ser um jogo antigo, é bem legal. Você vai se aventurar por masmorras e castelos matando inimigos aos montes. Além da carnificina também tem aquele lance de desvendar enigmas e quebra-cabeças para avançar no jogo.

Baixe o jogo completo clicando aqui. (Link retirado do fórum MGamesBrasil, necessário se cadastrar)

Doom II


Doom também é um jogo de tiro em primeira pessoa. Cara, o nível de sangue e matança desse game me assustou na época que no máximo jogava Super Mario Bros no SNES. Você é um soldado que tem que conter a invasão de uns monstros extraterrestes horríveis. O mais legal do jogo é o arsenal de armas que seu personagem pode usar, tem de pistolinha à canhão de plasma, passando miniguns e shotguns.

Dá pra baixar por aqui.

Duke Nuken 3D

O mais famosos dos jogos de FPS dessa época, ou você já jogou ou pelo menos sabe da existência! O jogo se passa no ano de 2008 e mais uma vez o enredo é em torno de invasão alien. Na época chamou muita atenção porque o Duke fala um monte de de palavrões, paga pra umas putas mostrarem os peitos e usa esteróides. Definitivamente é um cara mau.

Tá esperando o que? Baixa aí.

SimCity 2000


Foi o primeiro jogo de estratégia nesse estilo de simulação que eu joguei. Em SimCity 2000 você tem que planejar, construir e gerenciar uma cidade. Não pense que é fácil, o nível de detalhamento nas opções de infraestrutura das cidades no jogo é bem interessante. É do mesma produtora do famosíssimo The Sims.


Clica aqui e baixa.


Warcraft: Humans & Orcs

Todo mundo conhece as versões mais recentes da série, tem uma pá de gente que joga DotA, mas poucos pegaram o início da coisa. Realmente não tem como comparar Warcraft: Humans & Orcs com o WC III e suas expansões, mas eu tenho por esse jogo um sentimento.



Baixe clicando aqui.


***

Joguei esses games por anos e anos! Aquela época era muito boa, apesar de ser bem mais complicado de arrumar jogos legais. Não tinha essa acessibilidade que existe hoje. Se neguinho quisesse jogar tinha que comprar o jogo original (que geralmente era difícil de chegar uma variedade boa nas lojas de João Pessoa) ou então apelar pra quando saísse nas populares revistas de games da época. Internet banda larga era coisa de outro mundo e achar um amigo que tivesse gravador de CD era uma coisa bem difícil.

Espero que você, leitor, tenha a mesma alegria nostálgica que eu tive ao relembrar desses clássicos!

Agradecimento ao Fórum MGamesBrasil, a maioria dos links são de lá e ainda tem muita coisa boa. É só procurar.

4 comentários:

  1. Poooorra, toda minha infância tecnológica resumida em um post!
    Joguei demaais, a maioria era da mesma empresa que desenvolvia, entao os macetes eram bem parecidos, GODMOD ON, IMPULSE 42, essas viagens! Muito bom o blog, se garantiu no post! abração

    ResponderExcluir
  2. Muito bons esses abandonwares, faltou apenas o Prince of Persia, que é um clássico e verazmente difícil.

    ResponderExcluir
  3. etâ doido, cada coisa do fundo do baú, muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Bons tempos, ótimos jogos!
    Saudações
    Marcus, Criativo de Galochas

    ResponderExcluir