Páginas

segunda-feira, maio 11

Engane seu cérebro e tenha sensações bizarras

Você alguma vez quis mudar a maneira que você enxerga e sente o mundo? Não seria divertido sentir alucinações enquanto almoça ou qualquer outra situação normal? Embora nós normalmente associarmos tais fenomênos com drogas poderosas como o LSD ou a mescalina, é fácil aventurar-se pelas portas abertas da percepção sem o uso delas, só é necessário uma coisa: conhecimento básico de como sua mente funciona.

A primeira coisa que você precisa saber é que a mente não é um espelho ou mesmo um observador passivo da realidade. Muito do que percebemos do mundo exterior, na verdade é subproduto de como o nosso cérebro processa as sensações. Recentemente, cientistas descobriram vários pequenos truques que pregam peças nos nossos sentidos, de tal modo que passamos a perceber o que sabemos que não é real.



O procedimento de Ganzfeld


Comece ligando o rádio fora de uma frequência, para captar apenas estática. Cubra seus olhos usando as duas metades de uma bola de ping-pong cortada ao meio. Dentro de minutos você começa a sentir um bizarro conjunto de distorções sensoriais. Algumas pessoas veem cavalos galopando nas nuvens ou ouvem a voz de um parente morto. Acontece que é acostumada a sentir as coisas, de modo que quando há poucas coisas a sentir - este é o propósito da bola ping-pong cortada e o som da estática - seu cérebro acaba por inventar suas próprias sensações.





A experiência do binóculo invertido


No mês passado, pesquisadores na Universidade de Oxford no anunciaram a descoberta de um novo poderoso analgésico: binóculos invertidos. Os cientistas submeteram alguns pacientes com um dedo ou a mão ferida a olharem pelo lado contrário de um binoculo comum, fazendo suas mãos parecerem menores na imagem. O incrível é que a dor e o inchaço do ferimento diminuiram também.




A ilusão da mão de borracha


Esconda sua própria mão embaixo de uma caixa, em cima de uma mesa de forma que você não a veja. Pegue uma mão falsa feita de borracha e coloque em cima da mesa na posição que ficaria sua mão de verdade e que você tenha uma visão clara. Depois de algum tempo enxergando a mão falsa, você tem a impressão que é a sua mão verdadeira. Peça pra um amigo apertar um dedo da mão falsa e perceba que você chega a pensar que está sentindo como se fosse sua mão de verdade. Se você pedir para seu amigo bater com força na mão de borracha com um martelo, vai ter uma inquietante sensação de dor e ansiedade porque seu cérebro pensa que é a sua mão de verdade.



A ilusão de Pinóquio



Requer duas cadeiras e uma venda. A pessoa vendada senta numa cadeira atrás da cadeira da segunda pessoa. Após algum tempo com os olhos vendados, a pessoa com a venda deve colocar a mão no nariz da pessoa sentada à frente. Ao mesmo tempo ela deve pegar com sua outra mão seu próprio nariz e começar a acariciar suavemente ambos. Após cerca de 1 minuto, 50% dos pacientes relatam que sentem seu nariz incrivelmente longo.



A luz de Purkinje


Jan Purkinje, um dos pais da neurociência moderna, descobriu por acaso mais um desses efeitos bizarros causados pelo cérebro. Primeiro ele fechou os olhos e em seguida virou seu rosto em direção ao sol. Depois moveu a mão para frente e para trás, na frente dos olhos dele.

Após alguns segundos, Purkinje relatou o aparecimento de "belas figuras", que gradualmente iam se tornando mais complexas. Os cientistas adaptaram esse experimento para o laboratório, construindo uma espécie de óculos personalizado que emitia flash de luz repetitivos em uma determinada frequência. Este princípio simula uma espécie de curto circuito no córtex visual. As células começam a disparar os estímulos nervosos de forma imprevisível, o que leva à percepção de imagens imaginárias.


Originalmente do artigo "Hack your Brain" (Bostom.com), traduzidor porcamente por mim.


------

Galera, não se esqueça de contribuir com a nossa campanha de causa muito justa que é o Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Clique aqui!

17 comentários:

  1. Gostei da primeira, gostei muito, muito da primeira! E eu já tinha ouvido falar dessa ultima.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante.

    A primeira relata um efeito semelhante ao idoser.

    São sons que você ouve no escuro, que da a sensação de ter usado varios tipos de drogas. LSD entre outras...

    ResponderExcluir
  3. Massa, qqr dia desses tento fazer alguma :P

    ResponderExcluir
  4. maneiro, fazer esse do sol pra ver

    ResponderExcluir
  5. Essa última eu já fazia desde criança ^_^ rs

    ResponderExcluir
  6. Evelin, eu também fazia muito a última quando era criança, e o legal é que a imagem vai caindo e a gente vai seguindo ela com os olhos e abaixando a cabeça. Achava isso muito divertido e interessante,hehehe

    ResponderExcluir
  7. Rsrsrsrrs!

    A do binóculo é muito engraçada!

    =P

    ResponderExcluir
  8. hahahaha que bosta!! toma um acido que vc vai ver o que é bom!!!

    ResponderExcluir
  9. @ Zanardo E porque eu iria postar sobre como o ácido deixa alguém doidão se isso todos nós já sabemos? A postagem foi feita pelo teor de curiosidade que ela tem.

    ResponderExcluir
  10. O primeiro, tem que ser especificamente feito com uma bolinha de ping pong?

    ResponderExcluir
  11. @ Filipe Sch pelo que eu entendi, a bola de ping pong cortada ao meio serve meio como uma "tela" pra o que você poderá 'enxergar'.

    ResponderExcluir
  12. O procedimento de Ganzfeld já está inclusive a venda. Chama-se Idoses. Você baixa o programa gratuito e compra "doses" virtuais. (óbvio que um espertinhos já fez upload de um pacote completo http://tinyurl.com/pzwskd). Mas não conheço ninguém que tenha funcionado direito.

    ResponderExcluir
  13. @ Daniel Teixeira Eu conheço o I-Doser. A explicação teórica da coisa até parece fazer algum sentido, mas das vezes que testei não deu certo, porém com um amigo meu funcionou. Acho que assim como esses procedimentos do post, a eficiencia do I-Doser deve depender muito da pessoa que testa.

    ResponderExcluir
  14. Essa última eu já fazia desde criança ^_^ (2)
    Evelin, eu também fazia muito a última quando era criança, e o legal é que a imagem vai caindo e a gente vai seguindo ela com os olhos e abaixando a cabeça. Achava isso muito divertido e interessante,hehehe (2)

    hahaah, e eu pensando que era anormal XD

    ResponderExcluir
  15. ja testei o i-doser nao achei grande coisa, so parece uma chiadeira. pode baixar nos torrents tem varias doses, inclusive lsd, machonha, cocaina, orgasmo, etc.
    mas acho tudo bobagem

    ResponderExcluir
  16. A da mao de borracha achei mó legal,pena q eu nao tenho uma mao de borracha aqui =D

    Levar uma marretada na mao d borracha e sentir??? LOL!!!

    ResponderExcluir