Você alguma vez quis mudar a maneira que você enxerga e sente o mundo? Não seria divertido sentir alucinações enquanto almoça ou qualquer outra situação normal? Embora nós normalmente associarmos tais fenomênos com drogas poderosas como o LSD ou a mescalina, é fácil aventurar-se pelas portas abertas da percepção sem o uso delas, só é necessário uma coisa: conhecimento básico de como sua mente funciona.
A primeira coisa que você precisa saber é que a mente não é um espelho ou mesmo um observador passivo da realidade. Muito do que percebemos do mundo exterior, na verdade é subproduto de como o nosso cérebro processa as sensações. Recentemente, cientistas descobriram vários pequenos truques que pregam peças nos nossos sentidos, de tal modo que passamos a perceber o que sabemos que não é real.
O procedimento de Ganzfeld

No mês passado, pesquisadores na Universidade de Oxford no anunciaram a descoberta de um novo poderoso analgésico: binóculos invertidos. Os cientistas submeteram alguns pacientes com um dedo ou a mão ferida a olharem pelo lado contrário de um binoculo comum, fazendo suas mãos parecerem menores na imagem. O incrível é que a dor e o inchaço do ferimento diminuiram também.
A ilusão da mão de borracha
Esconda sua própria mão embaixo de uma caixa, em cima de uma mesa de forma que você não a veja. Pegue uma mão falsa feita de borracha e coloque em cima da mesa na posição que ficaria sua mão de verdade e que você tenha uma visão clara. Depois de algum tempo enxergando a mão falsa, você tem a impressão que é a sua mão verdadeira. Peça pra um amigo apertar um dedo da mão falsa e perceba que você chega a pensar que está sentindo como se fosse sua mão de verdade. Se você pedir para seu amigo bater com força na mão de borracha com um martelo, vai ter uma inquietante sensação de dor e ansiedade porque seu cérebro pensa que é a sua mão de verdade.

A ilusão de Pinóquio

A luz de Purkinje
Jan Purkinje, um dos pais da neurociência moderna, descobriu por acaso mais um desses efeitos bizarros causados pelo cérebro. Primeiro ele fechou os olhos e em seguida virou seu rosto em direção ao sol. Depois moveu a mão para frente e para trás, na frente dos olhos dele.
Após alguns segundos, Purkinje relatou o aparecimento de "belas figuras", que gradualmente iam se tornando mais complexas. Os cientistas adaptaram esse experimento para o laboratório, construindo uma espécie de óculos personalizado que emitia flash de luz repetitivos em uma determinada frequência. Este princípio simula uma espécie de curto circuito no córtex visual. As células começam a disparar os estímulos nervosos de forma imprevisível, o que leva à percepção de imagens imaginárias.
Originalmente do artigo "Hack your Brain" (Bostom.com), traduzidor porcamente por mim.
------
Galera, não se esqueça de contribuir com a nossa campanha de causa muito justa que é o Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Clique aqui!

Originalmente do artigo "Hack your Brain" (Bostom.com), traduzidor porcamente por mim.
------
Galera, não se esqueça de contribuir com a nossa campanha de causa muito justa que é o Bolsa Cerveja. Não sabe o que é o Bolsa Cerveja? Clique aqui!
Gostei da primeira, gostei muito, muito da primeira! E eu já tinha ouvido falar dessa ultima.
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirA primeira relata um efeito semelhante ao idoser.
São sons que você ouve no escuro, que da a sensação de ter usado varios tipos de drogas. LSD entre outras...
Massa, qqr dia desses tento fazer alguma :P
ResponderExcluirmaneiro, fazer esse do sol pra ver
ResponderExcluirEssa última eu já fazia desde criança ^_^ rs
ResponderExcluirEvelin, eu também fazia muito a última quando era criança, e o legal é que a imagem vai caindo e a gente vai seguindo ela com os olhos e abaixando a cabeça. Achava isso muito divertido e interessante,hehehe
ResponderExcluirRsrsrsrrs!
ResponderExcluirA do binóculo é muito engraçada!
=P
hahahaha que bosta!! toma um acido que vc vai ver o que é bom!!!
ResponderExcluir@ Zanardo E porque eu iria postar sobre como o ácido deixa alguém doidão se isso todos nós já sabemos? A postagem foi feita pelo teor de curiosidade que ela tem.
ResponderExcluirO primeiro, tem que ser especificamente feito com uma bolinha de ping pong?
ResponderExcluirZanardo owend
ResponderExcluir@ Filipe Sch pelo que eu entendi, a bola de ping pong cortada ao meio serve meio como uma "tela" pra o que você poderá 'enxergar'.
ResponderExcluirO procedimento de Ganzfeld já está inclusive a venda. Chama-se Idoses. Você baixa o programa gratuito e compra "doses" virtuais. (óbvio que um espertinhos já fez upload de um pacote completo http://tinyurl.com/pzwskd). Mas não conheço ninguém que tenha funcionado direito.
ResponderExcluir@ Daniel Teixeira Eu conheço o I-Doser. A explicação teórica da coisa até parece fazer algum sentido, mas das vezes que testei não deu certo, porém com um amigo meu funcionou. Acho que assim como esses procedimentos do post, a eficiencia do I-Doser deve depender muito da pessoa que testa.
ResponderExcluirEssa última eu já fazia desde criança ^_^ (2)
ResponderExcluirEvelin, eu também fazia muito a última quando era criança, e o legal é que a imagem vai caindo e a gente vai seguindo ela com os olhos e abaixando a cabeça. Achava isso muito divertido e interessante,hehehe (2)
hahaah, e eu pensando que era anormal XD
ja testei o i-doser nao achei grande coisa, so parece uma chiadeira. pode baixar nos torrents tem varias doses, inclusive lsd, machonha, cocaina, orgasmo, etc.
ResponderExcluirmas acho tudo bobagem
A da mao de borracha achei mó legal,pena q eu nao tenho uma mao de borracha aqui =D
ResponderExcluirLevar uma marretada na mao d borracha e sentir??? LOL!!!