Páginas

quarta-feira, maio 6

Ateu, graças à deus

Tava hoje voltando da universidade e passando por um ponto de ônibus escutei um mais do que habitual "graças à deus". Ouvimos isso centenas de vezes todo dia, não sei porque essa vez específica me despertou a vontade de escrever sobre esse assunto polêmico: religião.

Eu sou ateu e a coisa que mais me irrita/diverte são as tentativas - frustradas - de me converter à alguma religião.

- Nossa, mas você é ateu? Ateu mesmo? Você não sabe o bem que Deus fará na sua vida se você o aceitá-lo. Não quer ir na minha igreja só pra conhecer como funciona não?

Ou então:

- Meu Deus! Você é um herege! Queimará no fogo do inferno!


Bom, isso só me faz rir. É muito bizarro boa parte das pessoas acreditarem em um ser superior, onipotente, onipresente e onisciente, de bondade e amor infinitos, que vai perdoar todos os pecados cometidos, mas que também o julgará quando toda essa merda acabar.



Me identifiquei bastante quando li o que o escritor indiano Salman Rushidie escreveu sobre isso. Segundo ele, "inventamos Deus só por duas razões: para saber de onde viemos e como devemos nos comportar. Mas as origens das religiões são falsas e quando impõem uma ética, as pessoas começam a ser torturadas e mortas". Vale lembrar que o Islamismo, religião comum no Oriente Médio e Índia, é muito mais radical que nosso Cristianismo ocidental. Puta coragem abrir o verbo assim na cara do Islã. Rushidie também expôs sua opinião totalmente contrária à opressão contra a mulher, numa religião notadamente machista, como é o Islamismo.

Bom, voltando um pouco à nossa realidade, sou ateu e o que leva a algum crente pensar que não estou plenamente feliz com essa opção? Estou fazendo algo errado por pensar assim? Creio plenamente que não! E o que não falta por aí é igreja e se eu quisesse seguir alguma ia ser a coisa mais fácil do mundo, não precisaria de nenhum pastor pra poder fazer parte de um rebanho de ovelhas (e odeio essa idéia de ser uma "ovelha").

Ano retrasado tive uns negócios estranhos e tive que parar no hospital. O que eu mais ouvi no pé do ouvido foi dizerem que meu problema era falta de deus. Aí depois de uma semana sem conseguir dormir direito, quando eu finalmente consigo ter quase uma noite de sono normal, sou acordado com um pastor me 'desencapetando'! Que susto da porra eu tive. Pensei que tinha morrido e tavam velando meu corpo! Minha reação foi levantar da cama com a cara emburrada, acender um cigarro e sentar.

- Seu herege!

Concluindo sobre minha opinião em relação à igreja, ela conforma as pessoas - logo num país onde o povo se fode exatamente por ser demasiadamente conformista; entra em contradição em muitas coisas que prega e odeia quando apertam esse calo, sempre tentando responder com um versículo x, capítulo y da Bíblia, que por sinal acho um registro histórico fantástico, mas quando usado como base de uma religião se torna muito propenso a interpretações deturpadas e que já foi ferramenta de manobra diabolicamente usada várias vezes pelo poder, vide Constantino e a Igreja Católica da Idade Média.

Agora esqueça daquela história que religião, futebol e política não se discutem e não me deixe falando sozinho. Uma discussão em bom nível sempre é válida. Exponha sua opinião!

Mas antes assista um vídeo do George Calin, muito foda! Assista e ria muito.



Um comentário:

  1. Como diria o Kiabbo, concordo com tudo que cê disse ai.
    Poxa, chega a ser chato esses fanáticos religiosos em cima da gente dizendo que precisamos de deus em nossas vidas, sem ele não somos nada... Ultimamente ando conversando muito com uns colegas na sala sobre isso. Tenho um amigo que é agnóstico, então chamamos as crentes e começamos a falar. Esse povo só não abre o olho porque não quer! É absurda a alienação! Desde peq. vivendo em meio à toda essa cultura e em nenhum momento sequer pára pra questionar! Caramba, parece até preguiça.
    Eu nunca tive fé, minha família toda é católica, quando pequena frequentava a igreja, mas nunca prestei atenção em nada que diziam. Rezava sem nem saber o que estava falando, decorei a parada lá e por temor a um futuro ruim toda noite antes de dormir repetia as mesmas coisas, sem nem parar pra pensar no que estava fazendo. Hoje me sinto muito feliz por ter me livrado dessa palhaçada, e tenho pena de gente que não consegue enxergar além do que foi posto na sua frente.

    Enfim, muito bom o post! :D

    O vídeo é ótimo. Beijos!

    ResponderExcluir